quarta-feira, 7 de julho de 2010

Minha história.

INÍCIO
No dia 24 de Abril de 2009 recebi uma chamada informando que havia ganhado um prémio de um fim de semana gratuito para 4 pessoas em um hotel qualquer do país a minha escolha.
Seguido deste telefonema ainda ocorreram mais 3, garantindo que não era publicidade enganosa ou não sofreria pressões ao receber o prémio. Era apenas um acto de divulgação da empresa
Interpass que trabalhava com a satisfação do cliente e que teria muito interesse em me deixar feliz com o prémio para que assim eu voltasse a consumir deles e também indicasse a outros.
Apesar de não acreditar muito nessas histórias achei uma justificativa plausível então garanti que ia no horário marcado.

CAPÍTULO I - O sonho
Segui com meu marido, filha de 18 meses, irmão e cunhada e às 18:30 fui receber meu prémio no Gaia Hotel, segui sozinha enquanto os outros aguardavam no carro. Me mandaram chamar meu marido
pois só receberia o prémio na companhia dele. Meio envergonhada fui chamá-lo e os outros ficaram no carro a aguardar.
Ao entrar no salão nos atendeu um senhor chamado Fabio Muiler da equipe do Sr. Nelson Costa, que nos envolveu com uma conversa muito comprida e por ser nosso compatriota (vergonhosamente), aproveitou-se
ainda mais disto para nos prender a atenção e consideração. Seguiu-se a venda agressiva que vocês já conhecem, apresentando tudo, sempre com dados supostamente concretos, escritos em brochuras e
fazendo exemplos, nos mostrando fotos, gráficos, etc. Apesar de cometer muitos erros graves de português o Sr. Fábio que nos disse ter vindo para Portugal diante de uma promessa de contrato para jogar
futebol e foi enganado passando por maus bocados em terras lusitanas (usou isso para que nos compadecêssemos de sua figura) falava muito e prendia a nossa atenção. Sem perceber, e depois de alguns
toques do meu irmão que esperava pacientemente no carro juntamente com minha cunhada e minha filha que já dormia, o tempo passou rápido e finalmente passava das 22:00 quando ele nos apresentou finalmente
o preço daquelas maravilhas de vantagens que para além de óptimos preços em pacotes de viagens e passagens aéreas, uma semana de estadia para 4 pessoas em um hotel a escolha em Portugal e vantagens em empresas conveniadas que incluíam preços tentadores de serviços de alugueis de carros (Europcar), seguros (Allianz), vantagens em bancos para crédito habitação (BES), descontos em postos de abastecimentos (repsol), telefonia (optamos) e até um seguro de saúde para toda a família (ServiMed). Tudo isto estava escrito em uma brochura a qual nunca tivemos acesso.

O primeiro valor era muito alto, o segundo era aceitável, metade do valor do primeiro, 60 prestações de 49,92, perfazendo 2.995,00 euros que tiraríamos tranquilamente de nossos encargos mensais sem esforços se tivéssemos realmente as vantagens prometidas em todo este tempo. Ou seja, acabaríamos por deixar de pagar tão caro por serviços que ficaria mais barato recorrendo às empresas conveniadas, deixaríamos de pagar o seguro de saúde para nossa filha e assim passaríamos a ter seguro para toda a família e ainda poderíamos estar mais vezes com a nossa família no Brasil, pois as passagens sejam bem mais baratas.
Estas contas foram todas feitas com a ajuda do Sr. Fábio e quando dissemos finalmente que sim ele nos passou para o senhor Nelson Costa para fechamos o negócio.
O Sr. Nelson nos apresentou os papéis para assinar e enquanto isso o Sr. Fábio arrumava uma pasta para nó, de "boas vindas". O nosso fim-de-semana acabou por virar semana inteira, que tiraríamos em Setembro. Guardei o Voucher assinado por ele em minha bolsa e o Sr. Fábio pediu para colocar na pasta juntamente com os outros documentos. Entreguei. O Sr Nelson garantiu que a primeira mensalidade sairia apenas em Junho. Justo, estávamos praticamente em Maio...
Assinamos o contrato mas rejeitamos o cartão de crédito. Já temos um e é mais que suficiente. Preenchemos os papéis para os descontos de gasolina e o Sr. Fabio foi juntando tudo e colocando na pasta.
Faltou o NIB, como se fazia tarde o Sr. Fábio ficou de ir buscar em nossa casa, mas meu marido disse que como AINDA íamos jantar, depois passávamos lá e deixávamos.
Saímos de lá com a pasta de boas vindas nas mãos e contentes da vida. Apesar da gozação do meu irmão, disse que ele que não enxergava a maravilha e mais para a frente íamos indicá-los para entrar também no clube.
Meu marido passou mais tarde e deixou o documento que faltava.


CAPÍTULO II - Decepção

Passei os dias seguintes eufórica, fazendo contas e imaginando nossa vida maravilhosa. Que sorte ter conseguido ser sócia da Interpass!
Olhava os catálogos da pasta de boas vindas e lia os termos de contrato que lá estavam, que pensei ser do nosso contrato (depois descobri que estava relacionado apenas com as marcações de viagens.).
Não encontrei mais o Voucher mas não me chateei muito porque achei que mais cedo ou mais tarde daria com ele, dentro de uma das brochuras.
Esperei atentamente o contacto telefónico da interpass como havia ficado combinado para começar a usar minhas vantagens.
No dia 29 de Abril recebemos por email o nosso número de sócio. Com assinatura do Sr. Pedro Delgado, nosso gestor, esperei mais uns dias e a 17 de Maio recebi uma carta da interpass de boas vindas (datada do dia 15) com os cartões e o Contrato assinado juntamente com a cópia do contrato que supostamente estaria dentro da pasta, foi aí que vi que tinha um outro contrato diferente daquele que tinha nas brochuras. Esperei o contacto e como não se deu não consegui mais, liguei para saber como teria acesso às vantagens oferecidas. Já me disseram que eu teria de fazer primeiro um pedido e só depois seria contactada. Disse que queria então fazer o pedido e ele perguntou para que; Disse que para tudo, todas as vantagens: optimus, Allianz, BES, queria tudo!
Então fui recebendo as ligações e comecei a me decepcionar. Não consegui preencher sozinha o contrato com a optimus e ao pedir ajuda ao Sr. Pedro Delgado ele se mostrou grosseiro e quase me chamou
de burra a telefone. A Allianz ofereceu seguros mais caros que os nossos actualmente. E o BES não tinha preços de concorrência para me fazer alterar o meu crédito habitacional.
Comecei a me chatear e no dia 5 de Junho liguei para a interpass a dizer que estava triste com eles e não ia mais querer continuar, disseram que teria de aguardar o contacto do meu gestor. Porém o Sr. Pedro Delgado, só me contactou no dia 8 de Junho, depois de enviar emails reclamando da demora, então expus minha insatisfação achando que ele se importaria e reveria as ofertas melhorando
os preços. Ele disse que não tinha nada a fazer e então eu disse que assim não pretendia mais ser sócia da interpass o que escutei um: " ok, ora bem você já assinou o contrato a mais de 10 dias, então terá de vender seu título a outra pessoa que assuma sua dívida!" Fiquei apática e disse que não era possível, sendo assim ligaria a DECO para apresentar este absurdo. Ele disse: "Faça isso!". E pronto. Frio e simples!


CAPITULO III
- Pesadelo

No dia 09 de Junho liguei à Deco que não deu a menor atenção, dizendo que passado os 10 dias não teria nada que fazer, tentei argumentar e uma Senhora grosseira com voz de quem não tem tempo a perder me garantiu que era só isso e fim de papo. Ainda fiz mais duas ligações tentando explicar minhas razões e as circunstâncias, sem sucesso, sempre a mesma resposta: Não há nada a fazer!
Depois dos feriados dos dias 10 e 11 de Junho e fim de semana seguinte, minha angústia só aumentava, procurei na internet informações, todas negativas, chorei, fiquei nervosa, sem chão! Meu marido falou no assunto a um jurista colega de treino, o qual mostrou interesse pelo assunto e depois de ler o contrato e conhecer os factos encontrou muitas irregularidades, como é óbvio, e passou a orientar nossos passos. Vi uma luz no fim do túnel.
Fui à minha conta fazer uma consulta e notei que no mesmo dia havia entrado duas ordens de débito directo no mesmo dia, uma com o nome CIF (Clube Internacional de Férias) e outra para minha surpresa: Santader Consumer. Enviei uma carta pedindo a resolução do contrato para a interpass com aviso de recepção e posteriormente enviei fax com o mesmo conteúdo para Interpass e Santader Consumer. Liguei à Santader Consumer para perguntar que ordem de débito seria aquela e ele, maior surpresa ainda, não sabiam! Falei sobre a situação com a interpass, disse que estava cancelando o contrato e que não teria mais ligação com eles. Mandei cópia da carta por fax também à Santader. Cancelei as Ordens de Débito e notei que em Maio dia 15, no dia que me enviaram o contrato, saiu a primeira mensalidade, da minha conta. Mesmo com a ordem de débito cancelada dia 15 de Junho saiu a segunda a qual pedi o retorno ao banco. No contrato eles não colocaram nem a data de início de pagamento nem a data de fim, os campos ficaram em branco.
Depois vi também no contrato que a semana de férias a que teríamos direito seria sempre no Algarve e de acordo com a indicação deles, só durante os dois primeiros anos e ainda por cima no período de INVERNO, de 1 de Novembro a Março exceptuando as épocas festivas de fim de ano, Carnaval e Páscoa. Agora me respondam, eu brasileira, do nordeste, o que faria no Algarve em pleno INVERNO????
Me trancaria num hotel e lá ficava a consumir os serviços extras, pagando para manter rotatividade num período que ninguém mais vai para lá. Óptimo! E somente os dois primeiros anos. Ora o Sr. Fábio Muiler não sabia quando me falou que teria direito vitalício, a uma semana grátis em qualquer hotel de Portugal (pois disse a ele que não tinha muito interesse no Algarve - preferia zona de Lisboa, Alentejo...) e no período desejado. Coitadinho estava mal informado...
Em pensar que na hora de assinar o contrato meu marido perguntou se poderia deixar de ser sócio no momento que quisesse, o que o Sr Fábio respondeu com toda a sua maldade porém com um largo sorriso:
- Que é isso? Você nem assinou o contrato e já pensa em desistir? Nem vamos pensar nessas coisas? Você vai ver que só terá vantagens. :s
É claro que o Voucher do prémio que fui receber nunca mais apareceu o Sr. Nelson e o Sr. Fábio fingiram colocar na pasta de boas vindas porém esconderam juntamente com o contrato, ao qual só tive acesso no dia 17 de Maio. Tudo de caso pensado.

Bem o facto é que estou agora aguardando uma resposta do Centro de Arbitragem do Consumidor, onde me disseram que tentariam intermediar um acordo, porém sem garantia de sucesso. Depois disso é provável que tenha de ir ao tribunal. Porém disseram ainda que uma acção conjunta mediante os valores em jogo, que nem são muito altos, seria mais interessante.

Escrevo aqui sabendo que existem muitos na mesma situação.
Que todos possam se unir e mover acções conjuntas em suas áreas de residência, economizando com advogados e custos do tribunal.

Final da história: Não precisei ir a tribunal. Não cedi às ameaças. Fiquei sabendo dia 23 de Setembro pelo Centro de Arbitragem do Consumidor que o contrato foi "cancelado com perda de valores", ou seja, eles não me devolverão os quase 50 euros que paguei da primeira e única mensalidade, era pedir de mais.
Acho que eles entenderam que de mim não tirariam mais. Façam o mesmo: Não entrem em acordos que só adiaram a decisão final enquanto a interpass consegue que se pague mais uns mesesitos.
Procurem um advogado e dentro da lei tentem cancelar o pagamento o quanto antes.

Boa sorte!

15 comentários:

  1. Boas Meu nome é Adilson Alves, e estou em processo judicial com a interpass, pois vou solicitar compensaçoes a interpass pelos danos causados, acontece que ja dei entrada de uma petiçao a deputada do bloco de esquerda Drª Mariana Aveica a relatar o "modus operandis" da interpass, nao sou pessoa de me contentar com pouco e so ficarei satisfeito apos denunciar a interpass a todos os portugueses.
    como tal solicito que enviem para a deputada mariana aveica no site do parlamento as vossas situaçoes, tambem quero pedir a interessados em contar a sua hostoria para a SIC que ficaram muito interessados no caso, que me contacte para adisan.alves@gmail.com

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  2. boa tarde!

    alguem esteve num hotel do montijo em maio de 2010 a ouvir a seca e mentiras destes senhores da interpass? eu infelizmente estive lá e saí de lá como socio!
    quem lá esteve recorda-se de quando assinaram a papelada toda, de ter assinado algum documento do banco credibom? fiquei espantado quando vi nos meus movimentos bancarios a prestação a ser debitada pelo banco credibom...se nem tinha ouvido falar em tal coisa durante a seca dos impostores da interpass!! digam qq coisa se estiveram nesse hotel...

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  3. Ola "Minha Hostoria", pois pelos vistos aqui todos iriamos ver todas as historias da interpass. Vamos mencionar aqui todos os contactos. de pessoas lezadas pela interpass, independentemente se o seu caso ja esta resolvido. vamos todos ajudar aqueles que ainda não se aperceberam o que é este clube de Ferias. (ellsa_5@hotmail.com) já existe uma pagina no facebook (anti-interpass) junte-se a nós.

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  4. graças a Deus não aderimos, estivemos por um fio... mas trousse o voucher, até estou com medo de utiliza-lo e ficar baixo da ponte!!!

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  5. boa tarde!

    pedro..estive tambem em maio nesse hotel e como voce sai de la como associado!

    eu venho aqui pedir ajuda a quem tenha conseguido ou esteja a tentar se livrar desses "senhores" pois eu estou na mesma situação e tem se revelado um verdadeiro pesadelo pois ate hoje ainda não consegui o cancelamento do contracto e continuo a pagar prestações so para evitar um fim judicial ao que eu não consiga me defender porque ainda não consegui reunir provas suficientes e concretas.

    julgo que escusado será dizer quais foram as razões pois ja foi praticamente tudo mencionado no post da luisa!

    vou deixar aqui o meu contacto e agradecia bastante que alguem pudesse me ajudar.

    pedrorodrigues89@live.com

    cumprimentos

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    1. A união faz a força. O trabalho deles é bem feito e manhoso. É conveniente reunirmos e criar um "Grupo" para levarmos a cargo uma denúncia coletiva perante a justiça. Não deixe de pagar. Eu deixei e estou a ser penhorado no meu ordenado.

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    2. Preciso de ajuda. Ligaram-me, disse uns palavrões ao telefone., porque andavam sempre a ligar, colocaram-me em tribunal e fui condenafo a indemenizá-los em 10000 euros. Agora recorri para a relação, mas preciso de ajuda.

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    3. Liguem-me preciso de ajuda. 910195656.

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  6. Bom dia.

    o meu nome é Manuel Antunes e também assinei o contrato - tinha que decidir no momento, as vantagens pareciam muito agradáveis, a mensalidade era suportável, enfim, não resisti.

    Agora estou com dúvidas. Ainda estou no período dentro em que posso resolver o contrato. Não autorizei o debito directo. Tenho sido muito bem tratado. Já recebi o Voucher (mas acabei de contactar o Hotel a pedir confirmação de que aceitam o Voucher - antes de me por a fazer uma viagem de centenas de kms....
    Outra coisa que fiz foi telefonar para várias empresas constantes nas listagens deles a pedir confirmação, condições para cliente no balcão e condições cliente com cartão Interpass e, ou tive sorte, ou tive azar, mas todas me confirmaram (a Europcar, vários oculistas pertencentes à Optivisão e várias clínicas de saúde oral). Nem sempre as condições da Interpass são as melhores - na saúde, há convénio melhores para a parte de saúde oral do que a DentalRede nos oferece - mas confirmaram!
    Ou seja, neste momento, de concreto (ainda não recebi a resposta do Hotel a confirmar ou não o Voucher, porque foi pedi apenas há uns minutos) não tenho queixas. Mas estou muito desconfiado. Por exemplo, li relatos de que alguém achou o preço da mensalidade muito alto e baixaram para metade. Eu, talvez distraído, não regateei e fiquei com o primeiro preço (mensalidade de 95,73 durante 4 anos mais anualidade de 101 vitalícia).
    Há relatos *recentes* de pessoas que não resolveram o contrato dentro do prazo e se sintam lesadas. Eles disseram que agora têm outra Gestão, são novos donos, e de que agora estão a tentar recuperar a má imagem dada pela Gestão anterior - e, convenhamos, a falta de relatos recentes parece confirmar isso mesmo.

    Por favor se alguém souber de relatos recentes ajude. Eu ainda estou a tempo de me livrar de problemas e o meu relato que faço aqui - os cuidados que tive, os contactos que fiz, poderão ajudar outros. Eu desejo que este contrato com a Interpass corra bem e de acordo com o que eles publicitam - aceito perfeitamente que as semanas grátis sejam no inverno e durante a semana (é grátis, caramba!) mas estou com dúvidas de que os ~ 105 € mensais (mensalidade mais duodécimos da anualidade) sejam realmente um bom investimento e de que o consiga rentabilizar.

    Agradecido.

    Manuel

    ps: a minha mulher vai colocar um texto semelhante no facebook

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    1. Caro Manuel,
      Sempre cancelou o contrato no periodo previsto? Se sim foi sem problemas?
      E se nao cancelou, o que me diz do serviço à data de hoje?
      Cumprimentos,
      Miguel S.

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    2. Podemos concordar que o vendem é aprazível. Mas quando nos tornamos associados desse clube, passamos logo para Mutuários de Credito das financeiras. Esse documento não foi anexo ao belo espólio da minha pasta de associado.

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Boa tarde,
    O meu nome é João Lopes e a minha mulher tem um contrato com a interpass. Desejo cancelar por falta de condições financeiras e também porque nunca conseguiu usufruir tais férias. Gostaria que me contactassem com mais informações sobre como posso cancelar tal contrato. Obrigado pela atenção.

    Joaomiguel.slopes@gmail.com

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    1. Seria óptimo reunirmos um grupo de pessoas a fim de analisar a situação com o intuito de se proceder a démarches legais em coletivo. Verifique a sua pasta de associado:
      Contrato Interpass (associado)
      Proposta de Contrato de Crédito (não anexo?)
      Contrato de Crédito mais tabela de amortização (está apenso tabela sem tan e Imposto de Selo) mas o contrato de crédito com a financeira se existe e está assinado está em secreto na Interpass Clube.
      Meu Telefone é 964670622 e vivo em Lisboa Benfica.

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  9. Boa tarde, paguei todas as mensalidades do serviço , nunca usufrui de qualquer voucher, nunca marquei nada com eles, e por esse facto deixei de pagar as anuidades uma vez que nao fazia sentido estar a pagar algo que nao estava a utilizar, agora vem me dizer que tenho 6 anuidades a pagar e que so posso anular contrato se pagar estas anuidades...quer dizer se nao pagar irei ter anuidade até ao fim da minha vida?... isto é legal , nao fazerem a anulacao do contrato por ter valores em divida? entao neste caso terei uma anuidade vitalicia?

    Ps: Foi realizado alguma iniciativa contra a Interpass?...Obrigado

    meu email joaocarlosrodriguesportugal@gmail.com

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